Luanda, Angola (PANA) - Presidente de Angola, João Lourenço, reiterou a criação de melhores condições para os cidadãos.
Na sua mensagem por ocasião da quadra festiva, na quarta-feira última, em Luanda, João Lourenço declarou-se empenhado em garantir a criação de melhores condições de vida para os cidadãos, incentivando o crescimento do setor privado.
“O nosso país celebrou este ano o seu quinquagésimo aniversário da Independência Nacional num clima de paz e harmonia, oportunidade em que a família angolana partilhou momentos de grande emoção, com um espírito de comunhão e esperança no futuro”, disse o estadista angolano.
Acrescentou que o país cumpriu várias jornadas, no decorrer das quais a pátria reconheceu o contributo dos seus melhores filhos provenientes de todos os estratos da nossa sociedade, e que se distinguiram na conquista e consolidação da "nossa Independência" nacional", na manutenção da paz e da reconciliação nacional, assim como no processo de reconstrução nacional e no do desenvolvimento económico e social do país.
“Foi possível constatar em muitas das manifestações públicas que acompanharam essa celebração que os angolanos continuam unidos e empenhados em procurar encontrar as melhores soluções para os problemas que ainda nos afligem”, regozijou-se.
Indicou que o Governo vai continuar a priorizar a área social, a saúde, a educação, a habitação e a assistência social e a consolidar “as nossas instituições democráticas, enquanto edificamos as infraestruturas indispensáveis ao nosso desenvolvimento harmonioso.”
O censo recentemente divulgado, prosseguiu, revelou que" já somos mais de 36 milhões de angolanos e com tendência a aumentar."
Na sua ótica, esse crescimento implica maiores responsabilidades para a governação, mas ao mesmo tempo exige o contributo de todos “para construirmos a nação e preservarmos as conquistas alcançadas ao longo dos anos.”
“O potencial enorme que representa a nossa juventude precisa de ser devidamente orientado e acompanhado, melhor explorado e utilizado em benefício do desenvolvimento do nosso país”, defendeu.
O Executivo continua com seus programas, empenhado em garantir a criação de melhores condições de vida “para os nossos cidadãos, incentivando o crescimento do sector privado e cooperativo da nossa economia, para que sejam criados cada vez mais postos de trabalho e aumentada a oferta de bens essenciais de consumo”, reiterou João Lourenço.
Sublinhou que, neste ano tão especial, representantes de todo o mundo estiveram entre os angolanos em diferentes momentos e enalteceram o que “temos vindo a fazer, encorajando-nos a prosseguir com as nossas realizações.”
Referindo-se à quadra festiva, o Presidente angolano afirmou que é o momento em que as famílias se reúnem para conviverem e fortalecerem os seus laços.
“Que este momento sirva também de reflexão sobre as nossas condutas e comportamentos perante a própria família, a comunidade que nos rodeia e a sociedade no geral”, exortou.
Nesta quadra festiva, aconselhou, “é bom que façamos um gesto solidário a favor daqueles angolanos que ainda necessitam de cuidados, seja por doença, seja por ainda não terem superado algumas das carências que mais os afligem.”
Deixou também uma palavra solidária a todos os que não se podem reunir com as suas famílias, por estarem a cumprir missões em áreas prioritárias, como nos hospitais ou nas unidades militares e policiais, para garantir a ordem e segurança de todos.
“Feliz Natal e um Novo Ano pleno de realizações e de satisfação dos sonhos e metas ainda não alcançados!”, concluiu o chefe do Estado angolano.
-0- PANA JA/DD 26dez2025