Luanda, Angola (PANA) - O desenvolvimento de infraestruturas é um meio para criar empregos, promover o comércio inter-regional e intra-africano, fomentar a integração regional e continental, aumentar a complementaridade e competitividade” das economias africanas e melhorar as condições de vida das populações. Presidente de Angola e da União Africana (UA), João Lourenço, declarou, esta terça-feira, em Luanda, o Presidente de Angola e da União Africana (UA), João Lourenço.
O estadista angolano apresentou esta visão, ao discursar na abertura da 3.ª Cimeira sobre Financiamento de Infraestrutura.
“Durante quatro dias, esta Cimeira está concebida para facilitar o diálogo de alto nível, para aprofundar os estudos técnicos dos projetos e, o mais importante, para se procurar alcançar os resultados concretos dos financiamentos dos projetos ferroviários, portuários, rodoviários, de energias renováveis, segurança hídrica, infraestruturas urbanas e das tecnologias de informação e comunicação, no quadro da agenda de transformação digital”, disse.
A história, sublinhou João Lourenço, “tem-nos ensinado que o futuro de África depende da sua capacidade de se unir em torno de objectivos comuns.
“A nossa ambição é grande. O nosso objetivo é o de construir as infraestruturas que vão sustentar o desenvolvimento tecnológico rumo à eletrificação e industrialização dos nossos países, do nosso continente, para garantirmos o futuro da nossa juventude e das gerações vindouras”, vincou João Lourenço.
-0- PANA JA/DD 28out2025