Agência Panafricana de Notícias

Jean Ping insta países a dotar UA de recursos perenes

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A situação na África do Norte poderia prejudicar as finanças da União Africana (UA), visto que o Egito, a Argélia e a Líbia são, com a Nigéria e a África do Sul, os principais contribuintes no orçamento da organização, advertiu segunda-feira o presidente da Comissão da organização pan-africana, Jean Ping.

Falando em Addis Abeba durante a reunião anual dos ministros das Finanças, Planificação e Desenvolvimento da UA e da Comunidade Económica para África, Jean Ping exortou os países a dotar a instituição de recursos perenes.

Segundo ele, a UA necessita de recursos perenes para empreender as suas atividades.

Setenta e sete porcento dos recursos da UA é financiado pelos parceiros estrangeiros e o resto pelos Estados.

Dos 53 Estados que conta a organização, apenas cinco suportam o essencial das contribuições.

« É imperativo garantir os nossos recursos e porque não buscar uma outra maneira de dotar a instituição de recursos perenes ?", interrogou-se o presidente da Comissão da UA.

Iniciada segunda-feira, a reunião permitirá examinar o papel do Estado no desenvolvimento de África para definir um conjunto apropriado de intervenções que permitam reforçar o papel do Estado e dos outros atores na execução das tarefas essenciais necessárias para assegurar a transformação económica no continente.

-0- PANA IT/JSG/MAR/TON 28março2011