Agência Panafricana de Notícias

Japão reforça capacidade operacional de forças de segurança na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo do Japão, por intermédio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), doou quinta-feira à Mauritânia um importante lote de material destinado a reforçar as capacidades operacionais dos serviços de segurança, soube a PANA esta sexta-feira na capital mauritana.

Segundo uma fonte oficial, esta doação comporta pórticos scanners, cinco detetores de metais, um veículo para o Programa Nacional de Desminagem no quadro dos esforços de luta contra a circulação de Armas Ligeiras de Pequeno Calibre (ALPC) e da luta contra o terrorismo.

Ela visa reforçar as capacidades operacionais da Direção Geral da Segurança Nacional (DGSN), equipando cinco postos transfronteiriços, designadamente, PK55 de Nouadhibou (norte), Bac de Rosso (sudoeste), Gogui Zemma (sudeste), Fassala (sudeste) e Gaouraye (extremo sul).

Esta assistência técnica no valor global de 79 mil 844 dólares americanos « inscreve-se no quadro do reforço das capacidades de riposta na luta contra o terrorismo e a criminalidade transnacional na Mauritânia, executado pelo PNUD, em colaboração com o Governo e financiado pelo Japão com uma soma global de um milhão de dólares americanos, diz a fonte.

A uma escala mais larga, a doação do Governo japonês representa uma componente dum projeto sub-regional de apoio à luta contra o terrorismo e o crime transnacional, contribuindo para uma estratégia da ONU no Sahel, anunciada durante a quinta Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), como um dos domínios prioritários da cooperação nipónica em África.

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 19fev2016