Agência Panafricana de Notícias

Japão oferece radar meteorológico às ilhas Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – As ilhas Maurícias e o Japão assinaram um acordo sobre o financiamento da construção duma estação meteorológica e a instalação dum radar de grande potência, no valor de 11,3 milhões de dólares americanos, com vista a melhorar as previsões meteorológicas no país, soube a PANA de fontes oficiais.

O diretor da Divisão de Gestão de Catástrofes do Japão, Katsuji Myata, e o secretário do Gabinete do Governo maurício, Suresh Seebaluck, rubricaram terça-feira este acordo.

O diretor da estação meteorológica maurícia, Mahmad Beebeejaum, declarou que este instrumento deverá ajudar a estação a melhorar as suas previsões meteorológicas e a fazer previsões imediatas.

« O radar, que terá uma extensão de 400 quilómetros, nos será muito últil para observar os ciclones e outras tempestades tropiciais », disse.

As ilhas Maurícias são vítimas anualmente de vários ciclones e de chuvas torrenciais entre os meses de novembro e março.

Muitas vezes, a estação meteorológica é objeto de críticas por parte da população e das empresas devido a previsões meteorológicas inapropriadas.

-0- PANA NA/TBM/IBA/FK/TON 19fev2014