Agência Panafricana de Notícias

Japão forma mil jovens de 54 países africanos

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo japonês vai financiar um programa de formação nas suas universidades de mil jovens de 54 Estados africanos em diversos domínios, como ciências marítimas, relações internacionais e gestão, soube quarta-feira a PANA junto da Embaixada do Japão em Nouakchott, a capital mauritana.

Esta formação vai desembocar "num diploma de mestrado e um programa de estágios sobre a Iniciativa Africana do Ensino Profissional a favor dos jovens, denominada Iniciativa ABE".

Entre os beneficiários destas sessões de formação figuram jovens mauritanos, que vão igualmente efetuar estágios de seis meses nas empresas do Japão.

A implementação deste programa responde a um compromisso do Governo japonês por ocasião da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD) realizada em junho de 2013.

A iniciativa acompanha "a vontade do setor privado japonês de aumentar os seus investimentos em África e pretende igualmente desenvolver os recursos humanos no continente".

Esta opção estratégica permitirá criar uma rede de contribuintes potenciais para o desenvolvimento das indústrias africanas e reforçar a parceria entre o Japão e África, segundo o embaixador nipónico em Nouakchott, Jun Yoshida.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/TON 19agosto2015