Agência Panafricana de Notícias

Japão financia projectos sociais em Angola

Luanda- Angola (PANA) -- Três projectos sociais avaliados em 289 mil 589 dólares americanos foram entregues sexta-feira, em Luanda, pela Embaixada do Japão em Angola a Organizações não Governamentais (ONG) locais, noticiou a Agência Angola Press (Angop).
Os projectos, ligados à construção de postos de saúde, área agrícola e à instalação de um sistema de fornecimento de água, serão executados pelas ONG Acção Angolana de Apoio às Verdadeiras Viúvas (ANGOAVI), Acção Africana de Desenvolvimento Rural (AFDER) e Cooperação de Iniciativa Locais (COOPIL).
Para a ANGAVI serão destinados cerca de 96 mil dólares para a instalação do sistema de captação de água tratada gerada por tecnologia de painéis solares, na aldeia de Quilumoça, província dos Uíge (norte), beneficiando 351 famílias.
O projecto da AFDER, avaliado em 96 mil 473 dólares, consiste na construção de um posto de saúde, em Lue, província do Zaire (norte), para atender as comunidades com melhor qualidade, contemplando 150 famílias.
O terceiro, avaliado em cerca de 97 mil dólares, assinado pela COOPIL, inclui a execução de um sistema sustentável de produção agrícola para a mulher no município do Kuchi, província do Kuando Kubango (sul), incorporando 200 mulheres vulneráveis.