Agência Panafricana de Notícias

Japão financia consolidação da paz e boa governação no Sahel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo do Japão financia atualmente um projeto de apoio à consolidação da paz e da boa governação em cinco países do Sahel, anunciou quinta-feira a sua Embaixada em Nouakchott.

Avaliado em 15 milhões de dólares americanos, o projeto está a ser executado na Mauritânia, no Mali, no Burkina Faso, no Níger e no Tchad, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de acordo com a fonte.

O empreendimento visa « contribuir para o desenvolvimento das capacidades das instituições públicas e das organizações da sociedade, a promoção do diálogo para a paz e boa governação, favorecer um crescimento inclusivo e a melhoria de medidas tomadas para fazer face aos riscos de catástrofes naturais ».

No mesmo contexto, a Mauritânia beneficia da formação de 60 responsáveis da sua administração pública, de agentes de segurança na proteção e promoção dos direitos humanos, bem como dum sistema de resolução e prevenção de conflitos.

O projeto de consolidação da paz, estabilidade, democracia e boa governação nos países do Sahel é um dos principais resultados da V Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD) realizada em junho de 2013 no Japão.

Os países do Sahel abrangidos por este programa da Cooperação Japonesa representam a linha de frente no quadro da luta contra o terrorismo.

-0- PANA SAS/IS/FK/DD 19set2014