Agência Panafricana de Notícias

Japão financia com 82.381 euros ensino de deficientes visuais em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo do Japão vai atribuir à Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (Adevic) um financiamento no valor de 82.381 euros para a aquisição de equipamentos para apoio aos estudantes cegos no arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial.

No ato da assinatura do acordo, que aconteceu terça-feira à tarde, na sede da Adevic, em São Filipe, cidade da Praia, o presidente da associação, Marciano Monteiro, disse que este montante destinado  à compra de equipamentos para apoiar os estudantes cegos no país vai servir de “mais-valia” para as pessoas com deficiência visual.

“Se formos fazer uma retrospetiva, podemos concluir que as pessoas com deficiência, de uma forma geral, e, particularmente, as com problemas visuais, estavam à margem da sociedade cabo-verdiana, sem acesso à educação e dificuldades no acesso à saúde”, disse.

Sublinhou que, caso as pessoas com deficiência se não tivessem organizado para exigir respeito aos seus direitos nunca seriam incluídas.

Neste âmbito, prometeu mais ações para o melhor engajamento das pessoas com deficiência na sociedade cabo-verdiana, visto que “cada cidadão é uma pedra na construção do país”.

Por sua vez, a secretária da embaixada do Japão, Fujll Izumi, que assinou o acordo em nome do Governo japonês, disse que o seu país se empenha, desde há vários anos, em promover a inclusão social e reduzir as disparidades sociais, daí o apoio ao projeto da Adevic.

“Para um desenvolvimento sustentável, é primordial valorizar as potencialidades inexploradas de cada ser humano, baseando-se na noção de segurança humana e no reforço da capacidade de cada pessoa”, acrescentou, manifestando o apoio do Japão no empoderamento e participação dos indivíduos, incluindo as pessoas com deficiência.

A assinatura do contrato de financiamento entre a ADEVIC e a embaixada do Japão visa dar corpo ao “projeto de fornecimento de diversos equipamentos de apoio aos deficientes visuais” e tem como objetivo a compra de materiais como impressora braille, software de tradução braille, leitor de OCR inteligente, dentre outros.

-0- PANA CS/IZ 09fev2022