Agência Panafricana de Notícias

Japão concede ajuda alimentar de 1,8 milhões de euros a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo do Japão concederá a Cabo Verde uma assistência alimentar no valor de 200 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de um milhão e 800 mil dólares), referente ao ano fiscal japonês de 2015, apurou a PANA esta sexta-feira na cidade da Praia, de fonte diplomática.

Conforme uma fonte do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) do arquipélago cabo-verdiano, esta ajuda tem repercussão positiva a vários níveis, entre os quais a segurança alimentar, o apoio à balança de pagamentos, a criação de emprego e o desenvolvimento.

Estes setores são financiados com fundos de contrapartida que financiam projetos no setor agrícola em prol das camadas desfavorecidas, “contribuindo assim para reduzir a pobreza no meio rural”, de acordo com a fonte.

Trata-se de uma contribuição financeira não reembolsável que se inscreve no âmbito dos laços históricos de cooperação que Cabo Verde e Japão mantêm desde os primórdios da independência do primeiro, em 1975, que vêm sendo fortalecidos ao longo dos últimos anos, sublinha o MIREX.

Para além da assistência alimentar, o Japão disponibiliza para Cabo Verde outras ajudas não reembolsáveis para os setores da agricultura, das pescas, das telecomunicações, do desporto, da exploração e do abastecimento de água, da saúde, da formação de quadros, dos transportes e infraestruturas, que visam sobretudo o combate à exclusão social e a redução da pobreza.

-0- PANA CS/DD 09out2015