Agência Panafricana de Notícias

Japão concede $1,2 milhão para saúde materna e infantil na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo japonês ofereceu à Mauritânia um milhão e 200 mil dólares americanos para o financiamento dum projeto relativo à saúde obstétrica e neonatal denominado “Promoção da Cobertura Sanitária Universal e Saúde Infantil”, lançado esta semana e que será executado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

Segundo a Embaixada do Japão na capital mauritana, Nouakchott, o projeto a ser executado em nove meses em cinco províncias do país, destina-se a apoiar as atividades comunitárias visando melhorar a saúde materna e infantil com vista a fazer diminuir a taxa de mortalidade para os recém-nascidos.

Assim, vários agentes sanitários serão formados na especialidade de saúde materna e infantil, além de largas campanhas de sensibilização visando as populações.

Estimada em mais de 600 por 100 mil nascimentos vivos, a taxa de mortalidade materna e infantil continua a ser uma questão de viva preocupação na Mauritânia.

Durante a quinta Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), organizada em junho de 2013, o Governo do Japão reiterou o seu compromisso de apoiar os países do continente no domínio da saúde através dum dos pilares essenciais da sua cooperação, "a criação duma sociedade inclusiva para o crescimento : educação, género, saúde e saneamento".

-0- PANA SAS/BEH/FK/IZ 16set2014