Agência Panafricana de Notícias

Jammeh rejeita resultados de presidenciais na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, rejeitou o resultado das eleições presidenciais de 1 de dezembro corrente que perdeu a favor do candidato da oposição Adama Barrow, anunciaram sexta-feira os serviços oficiais da televisão e da rádio gambiana.

"Depois dum inquérito aprofundado, decidi rejeitar os resultados das recentes eleições presidenciais", declarou ex-Presidente Jammeh, embora tivesse aceite a sua derrota a 2 de dezembro.

Afirmou que o processo eleitoral sofreu "anomalias inaceitáveis" e exigiu uma nova votação.

"Lamento as irregularidades graves e inaceitáveis que teriam sido constatadas durante o processo eleitoral. Exijo novas eleições credíveis e transparentes que sejam organizadas por uma comissão eleitoral independente", protestou Jammeh que liderou a Gâmbia com mão de ferro durante 22 anos.

Candidato da coligação da oposição, Barrow venceu o escrutínio com 45 porcento dos votos, segundo o presidente da Comissão Eleitoral Independente da Gâmbia, Alieu Momar Njie, que confirmou que Jammeh aceitou a derrota antes mesmo que os resultados definitivos tivessem sido divulgados.

Ele descreveu o facto de um Presidente em exercício aceitar a sua derrota durante eleições pacíficas como sendo uma evolução sem precedentes na Gâmbia.

-0- PANA MA/AKA/MAR/DD 10dez2016