Agência Panafricana de Notícias

Jacque Chirac foi um combatente, diz François Hollande

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O ex-Presidente francês, Jacques Chirac, que morreu nesta quinta-feira aos 86 anos de idade foi um combatente, declarou François Hollande, ex-chefe do Estado de França (de 2012 a 2017)

"Jacques Chirac conseguiu estabelecer um laço pessoal com os Franceses. Amava as pessoas que lhe demonstrava carinho a troco da sua simpatia”, escreveu numa mensagem Holllande.

"Podia ser frontal. Criticava por que ele mesmo não foi poupado. Mas, quando se tratasse de responder a uma aflição ou a um sofrimento, mostrava uma generosidade que não precisava de exibir. Esta solicitude, fui testemunha disto  na relação que consegui estabelecer com ele nos últimos anos nas nossas terras de Correze”, disse.

Para ele, Jacques Chirac acreditava na França.

“Gaullista, ele foi dedicado à independência nacional, próximo de George Pompidou (Presidente francês, de 1969 a 1974) compreendeu o papel da indústria na economia. Vereador rural, ele defendia a nossa agricultura com unhas e dentes. Edil de Paris durante 18 anos, Chirac contribuiu para o brilho da nossa cidade capital”, elogiou.

Hollande sublinhou que, durante 12 anos de poder, Chirac dirigiu a França com a vontade de a fazer respeitar por todos.

“Tinha, antes de muitos dirigentes, compreendido as implicações do reaquecimento climático, do desenvolvimento de África e da Paz no Médio Oriente. Por esta razão, recusou-se, em 2003, a envolver o nosso país na guerra no Iraque, de que lamentamos jhoje as consequências trágicas”, revelou.

-0- PANA TNDD/TBM/MAR/DD 26set2019