Agência Panafricana de Notícias

Jacob Zuma na Cimeira do G-8

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, deve conduzir esta terça-feira a delegação do seu país à Cimeira do G-8, prevista para 8 a 10 de Julho na Itália.
Jacob Zuma vai fazer-se acompanhar pela ministra encarregue das Relações Internacionais e Cooperação, Maite Nkoana-Mashabane.
O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi igualmente convidado para participar na Cimeira dos oitos países mais industrializados do mundo.
O continente africano estará representado na Cimeira do G-8 pelos membros da Nova Parceira para o Desenvolvimento Económico de África (NEPAD) denominados "5+3", nomeadamente os cinco países promotores do projecto - a Argélia, o Egipto, a Nigéria, o Senegal e a África do Sul - e a Líbia (presidente da UA), a Etiópia (presidente do Comité de Implementação dos Chefes de Estado e de Governo) e a Comissão da UA.
A agenda da Cimeira do G-8 inclui uma resposta ao impacto da crise financeira e económica global em África e o reforço das relações Norte-Sul.