Agência Panafricana de Notícias

Humanitários deploram morte de dois de seus agentes no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A comunidade humanitária deplora a morte de dois dos seus colegas que trabalhavam para a Hidraúlica Sem Fronteira (HYFRO, sigla em francês), perto da aldeia de Mushikiri, no território de Rutshuru, província de Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), indicou, quarta-feira Ivon Idoumou, coordenador do grupo de comunicação das Nações Unidas.

Para a comunidade humanitária, este assassinato representa uma violação grave do direito internacional humanitário e das normas em matéria de ajuda de emergência segundo os quais "os humanitários não devem ser tomado como alvo", indignou-se Idoumou durante uma conferência semanal das Nações Unidas.

As condições de segurança deixam muito a desejar em Kivu-Norte e representam um obstáculo maior ao acesso das organizações humanitárias a milhares de pessoas necessitosas. Sem segurança, os trabalhadores humanitários vão ver as suas operações fortemente limitadas e, infelizmente, são os Congoleses carentes da assistência humanitária que pagam um pesado tributo, lamentou.

A 17 de fevereiro corrente, agentes da ONG HYFRO, incumbidos da assistência humanitária de emergência no território de Rutshuru, foram atacados pelos Mai Mai Nyatura (grupos armados) muito ativos na região.

Segundo fontes locais, dois dentre eles foram executados, dois outros foram feitos como reféns e outros tantos conseguiram escapar.

-0- PANA KON/IS/*SOC/MAR/DD 23fev2018