Agência Panafricana de Notícias

Homens armados roubam 40 mil euros de pequenos agricultores santomenses

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Quatro homens encapuçados e armados assaltaram, numa emboscada em São Tomé, uma viatura da Cooperativa de Pequenos Produtores e Exportadores de Cacau Biológico (CECAB) com cerca de 40 mil euros destinados a 200 agricultores santomenses, soube a PANA neste fim de semana de fonte autorizada.

O ataque ocorreu sexta-feira em Monte Forte, na zona norte de São Tomé, quando a carrinha era conduzida pelo presidente da CECAB, pouco depois do levantamento dos 40 mil euros a partir de um banco local para efeito de pagamento aos agricultores.

Segundo a fonte, a carrinha foi mais tarde encontrada e recuperada perto do marco histórico de Ano Bom, pelos agricultores furiosos que se lançaram no terreno da intervenção policial, com a finalidade de deter os autores do assalto.

"Os agricultores estão dispostos a fazer Justiça por suas próprias mãos", declarou Higino Catarina, um dos membros da Cooperativa.

Este assalto junta-se aos inúmeros roubos a propriedades dos pequenos agricultores, um problema que foi levantado recentemente no Parlamento, onde os deputados exigiram ao Governo a tomada de medidas para travar esta onda de roubos, que o arquipélago regista há alguns meses.

-0- PANA RMG/IZ 03nov2013