Agência Panafricana de Notícias

Homens armados não identificados abatem dois soldados malianos no norte do país

Bamako, Mali (PANA) – Dois soldados das Forças Armadas malianas foram mortos e três outros ficaram feridos num recente ataque perpetrado por homens armados não identificados, contra um quartel militar situado a três quilómetros de Soumpi, no círculo (prefeitura) de Niafunké, na província de Tombouctou, no norte do Mali, soube a PANA quarta-feira de fonte de segurança, em Bamako.

Os assaltantes, cujo número não foi determinado, incendiaram igualmente vários carros dos quais camiões pertencentes à empresa SOGEA SATOM, encarregada da construção da estrada Tombouctou-Niono (centro).

Segundo a mesma fonte, um reforço de militares foi despachado para a zona para perseguir os homens armados que estão a semear o terror há alguns dias nesta parte do Mali.

Desde a crise de segurança de 2012, marcada pela ocupação das províncias do norte do país por rebeldes tuaregues, apoiados por djihadistas de diversos horizontes, de janeiro de 2012 a março de 2013, o norte e o centro do Mali tornaram-se em alvos de ataques mortais frequentes contra as forças malianas, as tropas da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unuidas a Estabilização do Mali (MINUSMA) e as populações civis.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 26out2017