Agência Panafricana de Notícias

Homens armados matam 10 pessoas no centro do Mali

Bamako, Mali (PANA) – Dez pessoas morreram e  várias habitações foram incendiadas por homens armados não identificados, terça-feira, em Kourkanda, localidade situada no círculo de Bankass, na província de Mopti, no centro do Mali, próximo da fronteira com o Burkina Faso, soube a PANA esta quinta-feira de fontes concordantes.

Chegados à noite e de motos, estes homens armados atacaram a aldeia e mataram 10 civis antes de incendiarem  as casas e porem-se em fuga, precisam as mesmas fontes, que não assinalam feridos ou  a direção tomada pelos assaltantes após o seu ato.  

Desde 2015, o centro do Mali tornou-se no palco de ataques terroristas mortíferos, de conflitos intercomunitários e de milhares de refugiados espalhados por várias zonas do país e que fizeram várias vítimas civis e militares e importantes danos materiais.

A  maioria destas ações violentas são imputadas ao grupo terrorista "Katiba de Macina", dirigido pelo predicador maliano Amadou Koufa, que se juntou ao Grupo de Apoio ao Islão e Muçulmanos (GSIM), principal aliança terrorista do Sahel filiada à Rede de Al-Qaeda à qual também pertence o terrorista tuaregue maliano Iyad Ag Rhaly.

Na sequência das recomendações do Diálogo Nacional, organizado em dezembro de 2019, em Bamako, para encontrar uma solução para a crise multiforme  (de segurança, institucional e económica) prevalecente, no Mali, o Governo tomou nos últimos dias a decisão de dialogar com estes dois terroristas para restabelecer a paz, no país.

Num vídeo difundido, esta semana, o líder de Ansardine, Iyad Ag Rhaly, diz aceitar o diálogo com as autoridades malianas "amigas", contanto que as tropas francesas de Barkane se retirem do território maliano.

Num primeiro vídeo datado de algumas semanas, os dois terroristas condicionaram este diálogo à aceitação pelo Governo maliano de aplicar a Charia (lei islâmica), no Mali.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 12mar2020