Agência Panafricana de Notícias

HandiFestival condena ameaças contra albinos em África

Dakar- Senegal (PANA) -- O Comité de Organização do Festival Cultural Internacional das Pessoas em Situação de Deficiência no Senegal (HandiFestival Internacional) condenou terça-feira as ameaças de que são vítimas os albinos em África.
Num comunicado transmitido à PANA em Dakar, no Senegal, o HandiFestibal exprime a sua indignação depois de ter constatado que "há algum tempo, as pessoas afectadas pelo albinismo, geralmente designadas Albinos, são vítimas de violências de todas as formas em vários países do continente".
"Os albinos africanos são perseguidos, mutilados e às vezes abatidos.
Eles são vítimas de prejuízos não justificados e infundados.
As suas vidas estão realmente ameaçadas", disse.
O Comité de Organização do HandiFestival, que "denuncia energicamente estas práticas duma outra idade", apela à comunidade internacional, à União Africana (UA) e aos Estados africanos para "velar pela protecção e pela segurança dos albinos, em conformidade com a Convenção Internacional das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas Deficientes".
O HandiFestival apela igualmente às organizações de direitos humanos e as de defesa das pessoas em situação de deficiência para "trabalhar cada vez mais para uma melhor integração social, culural, política e económica dos albinos em todos os países do continente".
A notar que a terceira edição do festival cultural HandiFestival Internacional está prevista para 3 a 6 de Dezembro de 2009 na capital senegalesa.