Agência Panafricana de Notícias

Habi Essid nomeado primeiro-ministro na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O ex-ministro tunisino do Interior, Habib Essid, foi designado para o cargo de novo primeiro-ministro, anunciou segunda-feira de manhã o Presidente interino do partido Nida Tounes (Chamada da Tunísia), vencedor das eleições legislativas de outubro passado, Mohamed Ennaceur.

A Constituição tunisina dispõe que cabe ao partido maioritário no Parlamento nomear a personalidade que deve conduzir o Governo.

Essib, de 65 anos de idade, detentor dum master em Economia Agrícola da Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos, em 1971, já exerceu várias funções governamentais sob o regime do então Presidente da Repúblicam, Zine El Abidine Ben Ali.

Depois da revolução de janeiro de2011, viu-se confiar o cargo de ministro do Interior no Governo interino de Béji Caid Essebsi, tendo sido depois conselheiro para Assuntos de Segurança no Governo do islamita Hamadi Jebali.

Numa declaração à imprensa, Mohamed Ennaceur indicou que o nome do novo chefe do Governo foi retido depois das consultas entre dirigentes de Nida Tounes e dos partidos políticos aliados no seio da maioria parlamentar.

Essid devia ser recebido ao fim da manhã desta segunda-feira pelo Presidente Béji Caid Essebsi que lhe vai confiar a tarefa de formar o gabinete num prazo dum mês.

A formação do novo Governo é a última etapa da transição democrática na Tunisia, quatro anos depois da revolução que destituiu o regime ditatorial de Ben Ali, após 24 anos de poder, desencandeando assim a "primavera árabe".

A Tunísia é o único país da região a ter êxito neste processo com a adoção duma nova constituição progressita e a organização de eleições legislativas e presidenciais e a instauração de instituições perenes destinadas a garantir a estabilidade do país depois dum período marcado pelos confrontos pós-revolucionários que prejudicaram a economia do país.

-0- PANA BB/TBM/MAR/DD 05jan2015