Agência Panafricana de Notícias

Guineenses votam com cartão de eleitor em três escrutínios sucessivos

Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - Os novos cartões de eleitor a serem distribuídos nos 38 distritos eleitorais da Guiné-Conakry serão utilizados para as próximas eleições legislativas, o referendo e a eleição presidencial, anuncia a Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), num comunicado divulgado na quarta-feira à noite.

As eleições legislativas e o referendo constitucional, que vários partidos da oposição decidiram boicotar, serão realizadas simultaneamente no dia 1 de março, enquanto as eleições presidenciais terão lugar em outubro deste ano.

A CENI precisou igualmente que não haverá novo censo, em 2020, pedindo às autoridades competentes que tomem todas as "medidas necessárias" para garantir os locais onde os cartões de eleitor são distribuídos em Conakry e no interior do país.

A oposição criticou a CENI por ter "viciado" a última revisão das listas eleitorais, justificando assim a sua recusa em participar nas eleições legislativas, argumentando tratar-se "paródia" em curso para dar uma maioria absoluta ao Presidente Alpha Condé.

A mesma oposição acusa este último de estar decidido a dsiputar outro mandato além do seu segundo e último de cinco anos que termina em outubro próximo.

O CENI especifica que em caso de perda ou dano do cartão de eleitor, as pessoas interessadas devem informar rapidamente os seus desmembramentos, instalados em todo o território nacional.

Em vários bairros  da capital, nomeadamente em áreas próximas à oposição, os jovens em fúria rasgaram, de noite, as listas de eleitores afixadas nos últimos dias.

-0- PANA AC/DIM/IZ 13fev2020