Agência Panafricana de Notícias

Guiné com cinco mil 351 casos confirmados de coronavírus

Conakry, Guiné (PANA) - A Agência Nacional para a Segurança da Saúde (ANSS) registou nove novos casos positivos de coronavírus segunda-feira última  na Guiné após a análise de 128 amostras, ou seja um acumulado de cinco mil 351 casos, representando um índice de positividade de sete por cento, segundo o boletim médico diário enviado à PANA.

O total de casos positivos ao coconavírus (covid-19) é atualmente de  cinco mil 351, desde o primeiro caso detetado a 12 de março último no país, onde 533 pacientes ainda se encontram hospitalizados em diferentes centros de tratamento.

Paralelamente, médicos declararam 14 pacientes curados, elevando assim o total destes casos a quatro mil 296 em centros de tratamento, onde também foram registadas 31 mortes e 30 pacientes ainda salas de reanimação, dos quais 10 sob cuidados intensivos.

O Governo lançou recentemente, na cidade capital do país, Conakry, uma campanha intitulada "STOP COVID-19 em 60 dias", que visa visitar vários bairros com vista a sensibilizarem as populações ao respeito pelas medidas de barreira.

De acordo com os resultados de um recente inquérito publicado pela ANSS, duas das cinco comunas da capital, nomeadamente Ratoma e Matoto, povoados por mais de um milhão de habitantes, contam a maioria das pessoas testadas positivas à covid-19, fazendo assim de Conakry o epicentro da doença.

Locais de culto muçulmanos e cristãos permanecem encerrados, exceto em prefeituras onde as taxas de infeção pelo coronavírus não são elevadas.

-0- PANA AC/BEH/DIM/DD 01junho2020