Agência Panafricana de Notícias

Guiné Equatorial e Níger assinam memorando sobre aviação civil

Niamey, Níger (PANA) – O Níger e a Guiné Equatorial assinaram terça-feira, em Niamey, um memorando que permitirá a companhias aéreas designadas ligar as capitais dos dois países, constatou a PANA no local.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional da Aviação Civil do Níger (ANAC), Ayaha Ahmed, a assinatura deste memorando enquadra-se na aplicação da Declaração de Yamoussoukro sobre a liberalização do acesso aos mercados do transporte aéreo em África, adotada em Lomé, a 12 de julho de 2000.

Ele rendeu homenagem aos dirigentes dos dois países que optaram pelo reforço das relações de amizade e cooperação bilateral, sublinhando que a assinatura do memorando e a sua aplicação vão contribuir de maneira significativa para desencravar o Níger, permitindo aos operadores económicos e investidores da África Central chegar ao país, « que tem enormes potencialidades, nomeadamente, em matéria de comércio, agricultura, minas e turismo ».

O chefe da delegação equato-guineense, Alejandro Ona Owono Nchama, saudou a concretização deste velho projeto que marca « o início não só das relações económicas mas também duma cooperação entre as agências da aviação civil de dois países irmãos”.

-0- PANA SA/JSG/MAR/IZ 9ago2016