Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Equatorial acolhe 54.ª Assembleia Anual do BAD

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A 54.ª Assembleia Anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) realizar-se-á de 11 a 14 de junho próximo em Malabo, na Guiné- Equatorial, sob o lema “A Integração Regional”, soube a PANA de fontes bancárias.

Um memorando de entendimento sobre a realização do evento em Malabo foi assinado entre o coordenador geral do Comité Nacional Técnico de Organização da Guiné-Equatorial, Bernard Abada Ndong, e o chefe do protocolo do BAD, André Basse, a 27 de fevreiro último em Abidjan, à margem de reuniões de consultas regionais com  Estados africanos acionistas da instituição financeira pan-africana

Abaga Ndong garantiu a sua determinação a fazer com que a Assembleia Anual na Guiné- Equatorial seja "um êxito retumbante", que elevará com certeza o seu prestígio nacional.

A Assembleia Anual do BAD será um quadro de discussões sobre o impacto e as  modalidades de se impulsar a integração regional em África, que representa uma das cinco prioridades do BAD, contidas na sua estratégia decenal, cujo objetivo é transformar África, garantindo um crescimento inclusivo partilhado por todos e uma transição progressiva para um crescimento verde.

Por outro lado, a política e a estratégia de integração regional do BAD, de 2014 a 2023, visa favorecer uma integração mais profunda, que apoiará um crescimento rápido, os seus princípios diretores que incluem o “regionalismo aberto” e a integração progressiva.

O relatório do BAD "Perspetivas Económicas em África de 2019”, orientado para a temática “A Integração Regional para a Prosperidade Económica de África”, apresenta vantagens da integração para o crescimento das economias dos países africanos.

Sublinha que uma África sem fronteiras constitui o fundamento dum mercado continental concorrencial suscetível de se tornar num centro de negócios no plano internacional.

Quase três mil participantes são esperados neste fórum, nomeadamente ministros da Economia, governadores dos Bancos Centrais, empresários, decisores políticos, responsáveis de organizações internacionais e representantes da sociedade civil.

A 54.ª Assembleia Anual do BAD será  realizada simultaneamente com a 45.ª Assembleia Anual do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD).

A escolha da Guiné-Equatorial para albergar esta Assembleia Anual foi decidida em maio de 2018 em Busan, na Coreia do Sul, durante a 53.ª Assembleia Anual da instituição financeira.

-0- PANA BAL/JSG/FK/DD 6março2019