Agência Panafricana de Notícias

Guiné Conakry e Canadá assinam acordo de promoção de investimentos

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Canadá e a Guiné Conakry assinaram um Acordo de Promoção e Proteção dos Investimentos Estrangeiros (APIE), soube a PANA esta quinta-feira de fonte oficial canadiana.

Segundo um comunicado do Ministério canadiano do Comércio Internacional, o acordo rubricado em Conakry, na Guiné Conakry, entre o ministro guineense do Comércio, Marc Youmbouno, e o embaixador canadiano, Philippe Beauline, vai favorecer um tratamento equitativo aos investidores e instaurar um clima de negócios mais previsível e transparente através de disposições recíprocas juridicamente vinculativas.

O APIE oferece às empresas o nível de proteção e confiança de que elas necessitam para investir no estrangeiro e contribui para criar empregos no Canadá atraindo investimentos estrangeiros.

A quota dos ativos canadianos na Guiné Conakry em 2013 no setor das minas avaliou-se em 27 milhões de dólares americanos e em 2014 o comércio bilateral das mercadorias entre os dois países situou-se em 61 milhões e 200 mil dólares americanos.

Na África Subsariana, o Canadá possui APIE em vigor com a Tanzânia e o Benin e concluiu negociações ou assinou acordos com o Burkina Faso, os Camarões, a Côte d’Ivoire, Madagáscar, o Mali, a Nigéria, o Senegal e a Zâmbia.

-0- PANA BAL/JSG/IBA/FK/TON 28maio2015