Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry cria ficheiro eleitoral para presidenciais

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O ficheiro eleitoral da Guiné-Conakry, reactualizado em Maio último para as eleições presidenciais de 27 de Junho próximo no país, está disponível desde o início desta semana, anunciou a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
Cerca de quatro milhões 297 mil 686 eleitores estão inscritos no novo ficheiro eleitoral que coloca a província de Conakry, capital, na primeira posição com 978 mil inscritos.
Segue-se a de N'Zérékoré (sul) com 500 mil eleitores e cinco outras localidades do país que registam entre 300 mil e 400 mil inscritos.
Cerca de 122 mil 117 eleitores do exterior também constam deste documento, de acordo com a CENI.
Mas alguns partidos políticos, nomeadamente a Coligação do Povo da Guiné (RPG) de Alpha Condé, estão a queixar-se da qualidade "confusa" dos boletins de voto e da "redução do número de assembleias de voto" na Alta Guiné (leste), seu feudo tradicional.
Também denunciam um alegado aumento do número de assembleias de voto na Média Guiné, considerada como o feudo da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) de Mamadou Cellou Dalein Diallo.
A CENI anunciou o desdobramento, segunda-feira última, do material eleitoral (urnas, cabinas de voto, tinta indelével, entre outros) no interior do país onde os 24 candidatos apurados continuam a organizar comícios para apresentar os seus programas.
O general Aly Traoré, enviado especial do Presidente burkinabe Blaise Compaoré, medianeiro na crise conakry-guineense, indicou terça-feira à noite à imprensa, no termo dum encontro com o ministro da Administração Territorial e Assuntos Políticos MATAP, Nawa Damey, estar satisfeito com o trabalho realizado pela CENI.
Ele disse partir deste país com a "esperança da realização duma boa eleição".
A União Europeia (UE) decidiu enviar pelo menos 67 observadores ao escrutínio de 27 de Junho corrente na Guiné-Conakry.