Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Bissau lança emissão de Bilhetes do Tesouro

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Tesouro Público da Guiné-Bissau e a Agência regional de apoio à emissão e gestão dos fundos públicos dos Estados membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA-Títulos, AUT) lançam a 15 de julho um concurso para cessão de Bilhetes de Tesouro num montante de 10 biliões de francos CFA.

Esta operação, iniciada pela adjudicação, constitui um valor nominal unitário de um milhão de francos CFA e remunerada com uma taxa de juro múltipla. Os juros serão pagos antecipadamente a partir do valor nominal dos Bilhetes.

A operação, composta por um único bloco, tem uma duração de 12 meses (16 de julho de 2015 a 13 de julho de 2016). Os títulos emitidos são reembolsáveis no primeiro dia útil de acordo com a data de vencimento.

A situação dos títulos públicos emitidos na UEMOA (Bilhetes e Obrigações do Tesouro) estabelecida na data de 3 de julho pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) indica que dos 1.328 biliões de francos CFA de montantes emitidos, são 1.363,361 biliões de francos CFA que foram obtidos das ofertas retidas.

A Guiné-Bissau obteve, numa emissão de títulos públicos, o montante de 15 biliões de francos CFA dos 15
biliões de francos CFA emitidos.

-0- PANA BAL/JSG/IBA/CJB/IZ 08julho2015