Agência Panafricana de Notícias

Guardas costeiros detêm navio com 137 migrantes clandestinos ao largo de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – Os guardas costeiros líbios detiveram um navio transportando 137 migrantes de países africanos que tentavam atravessar o Mediterrâneo com vista a emigrar para a Europa, indicou sexta-feira uma fonte da Marinha líbia.

« Uma patrulha descobriu no mar, a cerca de 20 milhas da localidade al-Garabouli Klass (leste de Tripoli), 137 migrantes num barco invadido pela água », indicou o porta-voz da Marinha líbia, Ayoub Gacem.

Os migrantes, que eram todos de países do continente africano, incluindo um Nigeriano e 21 mulheres e duas crianças, foram assistidos num centro de acolhimento em Tajoura, subúrbio leste de Tripoli.

A passagem marítima entre a Líbia e a Itália é atualmente a principal via usada pelos migrantes que tentam juntar-se à Europa, desde a assinatura do acordo entre a Turquia e a União Europeia que fez baixar os fluxos migratórios para a Grécia.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração, a Líbia enfrenta uma grande onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011. Um fenómeno que as novas autoridades confrontadas com o caos de segurança são incapazes de resolver.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 22julho2017