Agência Panafricana de Notícias

Grupo sudanês instala unidades de análise da extração artesanal de ouro no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Mali e o grupo sudanês "Golden United Group (GUG)" assinaram, no fim de semana passado, em Bamako, uma convenção de estabelecimento para a instalação efetiva no Mali de uma ou várias unidades de análise dos resíduos de extração artesanal do ouro, soube a PANA de fonte autorizada na capital maliana.

O acordo assinado determina as condições gerais, económicas, financeiras, fiscais e sociais nas quais o GUG procederá à instalação das suas unidades através da empresa LANA-SA.

O projeto a ser realizado durante o ano de 2018 corresponde a um investimento na ordem dos 10 milhões de dólares americanos (cinco biliões 500 milhões de francos CFA) e permitirá a criação de quase 250 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos.

A primeira unidade do Golden United Group para a análise dos resíduos da extração artesanal do ouro será instalada no círculo de Keniéba, na província de Kayes, oeste do Mali.

O GUG representa uma sociedade de direito sudanês vocacionada para a pesquisa e exploração de substâncias minerais como o ouro e o cromito.

Ela possui sucursais especializadas na análise dos resíduos de extração artesanal do ouro no Sudão e pretende alargar as suas atividades em África, segundo a mesma fonte.

-0- PANA GT/JSG/SC/FK/IZ 29jan2018