Agência Panafricana de Notícias

Grupo nigeriano Dangote implanta cinco cimenteiras em África em 2014

Lagos, Nigéria (PANA) - O Grupo nigeriano Dangote vai terminar até ao fim de 2014 a construção de cinco novas cimenteiras em África, anunciou no fim de semana o seu presidente diretor-geral, Aliko Dangote.

Citado pelo jornal local Monday, Aliko Dangote deu esta informação a um grupo de empresários africanos em visita a Lagos, a capital económica da Nigéria.

Uma vez operacional, estas unidades vão aumentar a produção de cimento do continente africano cerca de 13 milhões 500 mil toneladas por ano, indicou.

Estas fábricas estão implantadas na Zâmbia com uma produção anual de um milhão 500 mil toneladas por ano, na Tanzânia com um milhão 500 mil toneladas, na África do Sul, três milhões de toneladas, na República do Congo, um milhão 500 mil toneladas, e no Gabão, um milhão 500 mil toneladas.

Na Nigéria, Dangote Ciment, sucursal do conglomerado, está a trabalhar nas terceira e quinta linhas de produção que virão reforçar a capacidade existente de seis milhões de toneladas por ano em Ibese, no sudoeste do Estado de Ogun, para levar a capacidade total para 12 milhões de toneladas por ano, excluindo os três milhões de toneladas por ano da cimenteira de Obajana no Estado de Jogi, no centro oeste do país.

Segundo o empresário nigeriano, o setor industrial africano precisa dum aumento dos investimentos.

« Isto demonstra certamente que o continente assume cada vez mais o seu destino, em vez de esperar pela chegada dos investidores estrangeiros. É apenas através do investimento no setor industrial que África poderá atingir o crescimento acelerado e o desenvolvimento a que aspiramos tanto”, disse.

-0- PANA SB/SEG/BSE/JSG/FK/DD 14jan2014