Agência Panafricana de Notícias

Grupo de Contacto sobre Pirataria na Somália em festa

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Grupo de Contacto sobre a Pirataria ao largo das costas somalís festejou o seu primeiro aniversário durante uma reunião plenária ocorrida, terça-feira na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, segundo uma declaração a que a PANA teve acesso quarta-feira.
A reunião, na qual participaram os Estados Unidos e mais de 50 países e organizações internacionais, marca o primeiro aniversário do grupo, um esforço diplomático crescente que fez progressos notáveis contra os criminosos que atacam cargas marítimas humanitárias destinadas à África, bem como outros barcos num dos corredores do transporte marítimo mais utilizados do mundo.
Organizada em Noruega, a plenária é a quinta reunião desta parceria internacional única, estabelecida em Janeiro de 2009 por 24 países e seis organizações para preparar de maneira coordenada uma resposta internacional eficiente à pirataria na bacia da Somália e nas águas circundantes, na sequência da adopção da Resolução 1851 do Conselho de Segurança da ONU.
Desde então, o Grupo de Contacto viu o número dos seus membros duplicar, um testemunho do consenso mundial segundo o qual a pirataria constitui um desafio de segurança partilhado lançado para a segurança marítima.
Entre as suas realizações durante o seu primeiro ano de existência, o Grupo de contacto coordenou operações com um esforço internacional sem precedente em matéria de navegação marítima, no qual participaram mais de 20 países que escoltaram conjuntamente navios e patrulharam no alto mar na região.
Criou igualmente um fundo fiduciário internacional para cobrir despesas relativas aos processos contra os presumíveis piratas e aos relativos a outras iniciativas do Grupo de Contacto.