Agência Panafricana de Notícias

Grupo Rio Tionto Alcan investe $ cinco biliões em projectos nos Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O grupo Rio Tionto Alcan, líder mundial da indústria do alumínio, vai investir 2011, cerca de dois mil 500 biliões de francos CFA (mais de cinco biliões de dólares americanos) em três grandes projectos nos Camarões, segundo uma convenção de financiamento assinado quarta-feira em Yaoundé com o Governo camaronês.
O primeiro projecto inclui a construção duma barragem de produção hidroeléctrica com capacidade para 930 megawatts em Song Mbengue, perto da cidade de Edea, a cerca de 200 quilómetros ao sul de Yaoundé, a capital do país.
O segundo projecto consiste na realização duma fábrica de produção de alumínio em Kribi, a cerca de 250 quilómetros ao sul da capital e cuja produção anual será de 400 mil toneladas.
O terceiro representa a participação no desenvolvimento do porto de água profunda de Kribi.
De acordo com o presidente do grupo Rio Tionto Alcan, Jean Philippe Bouygues, que assinou a convenção com o primero-ministro camaronês, Philemon Yang, este importante investimento iniciar-se-á em finais de 2011 para o lançamento da exploração previsto para 2016.
Trata-se, sublinhou Bouygues, dum dos maiores investimentos na África Subsariana que contribuirá para o desenvolvimento de toda a potencialidade hidroeléctrica do país.
Durante a fase de construção, este projecto vai criar cerca de 30 mil empregos e cinco mil postos durante a sua exploração, segundo o responsável deste grupo.