Agência Panafricana de Notícias

Grupo "ENI" retira trabalhadores italianos da Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) – O Grupo petrolífero italiano "ENI’’ retirou a maioria dos seus agentes italianos da Líbia devido à insegurança e decidiu apoiar-se nos trabalhadores locais para a continuidade das suas atividades, anunciou o jornal italiano ''Couriere d'el sierra''.

Os terminais geridos pelo Grupo são as primeiras vítimas dos ataques perpetrados pelas organizações terroristas, explicou o jornal, acrescentando que os responsáveis do Grupo estimam que o facto de reduzir o número de agentes italianos da ‘’ENI’’, primeiro produtor petrolífero estrangeiro na Líbia, constitui uma estratégia que pode conter as ameaças.

A empresa ‘’ENI’’ gere um certo número de campos petrolíferos terrestres espalhados por diferentes regiões da Líbia, e dirige também três plataformas petrolíferas marítimas e reservas flutuantes.

A ‘’ENI’’ faz funcionar condutas terrestres de diversas capacidades milhares de quilómetros de comprimento.

Uma parte do gás natural é exportada a partir do complexo ''Melitah'' industrial através de condutas marítimas de 516 quilómetros de comprimento ligando o complexo às costas sul da Itália.

O complexo contribui também para satisfazer uma grande parte do consumo local em gás natural que alimenta as centrais elétricas.

-0- PANA AD/IN/JSG/CJB/IZ 20fev2015