Agência Panafricana de Notícias

Grossistas farmacêuticos a contas com justiça por venda de medicamentos falsos no Benin

Cotonou, Benin (PANA) - Grossistas farmacêuticos comparecem quarta-feira perante o Tribunal de Primeira Instância de Cotonou num caso de medicamentos falsos, soube-se de fontes judiciais.

Terça-feira à noite, foram interpelados os responsáveis da Central de Compras de Medicamentos Essenciais e Consumíveis Médicos (CAME), da União Beninense dos Farmacêutico (UBPHAR), de Promo Pharma Benin, do Grupo de Compra de Farmacêuticos do Benin (GAPOB) por acusação de "venda de medicamentos falsificados, exposição, açambarcamento de medicamentos para a venda, venda de fármacos falsos ou tóxicos".

O próprio diretor de Farmácias, Medicamentos e Explorações Diagnósticas (DPMED), a quem incumbe o controlo do mercado e impedir o cometimento destas infrações, também foi interpelado por abuso de função.

Também estão a contas com a justiça, no mesmo contexto, dois colaboradores dum deputado, identificado como Atao Mohamed Hinnouho, foragido desde dezembro, quando foi descoberta, na sua casa, uma grande quantidade de produtos farmacêuticos.

-0- PANA IT/DIM/DD 21fev2018