Agência Panafricana de Notícias

Greve de jornalistas no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Sindicato Autónomo dos Trabalhadores da Infomação e Cultura (Syntic) apelou quarta-feira aos jornalistas da imprensa pública para uma manifestação, a 1 de setembro próximo, seguida de uma greve seia dias depois, para exigir do Governo melhores condições de vida e de trabalho.

Num comunicado divulgado quarta-feira, o sindicato dos jornalistas informa que a manifestação vai decorrer em Ouagadougou diante da sede do Ministério da Comunicação.

« Se no termo destas ações, não forem encontradas soluções satisfatórias, o Synatic reserva-se o direito de encetar lutas multiformes para dar corpo às suas justas e legítimas reivindicações », advertiu o sindicato.

Na sua plataforma reivindicativa, os trabalhadores da imprensa pública exigem, entre outros, a elaboração e a adoção dum estatuto particular para a melhoria consequente das suas condições de vida e de trabalho, a reclassificação de alguns agentes bloqueados desde 2004 e uma compensação para os que morreram e os que foram aposentados e a harmonização e o aumento do subsídio de código vestimentário.

-0- PANA NDT/BEH/SOC/MAR/IZ 25ago2016