Agência Panafricana de Notícias

Greenpeace África preocupada com redução de repouso biológico de peixes no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – A Organização não Governamental Greenpeace África exprimiu esta quinta-feira a sua preocupação pela redução do período de repouso biológico para os navios de pesca industrial demersal decidida pelo ministro senegalês da Economia Marítima, Khouraïchi Thiam.

Num comunicado transmitido à PANA, a organização de defesa da natureza apela para o « bom senso das autoridades senegalesas » às quais pediu para reconsiderarem a sua decisão.

« Na sequência da pressão dos industriais nacionais, o governante senegalês reduziu para um mês o período de repouso biológico que se iniciará, este ano, a 1 de outubro próximo », constata a ONG, que lembra que «  milhões de Senegaleses dependem do peixe como fonte de proteína animal ».

Segundo ela, as zonas tradicionais de pesca das costas oeste-africanas sofrem da pressão da sobrepesca industrial, causando assim o declínio alarmante de algumas espécies apreciadas pelos Senegaleses, tais como o « Thiof » ou Garoupa.

Raoul Monsembula, um dos responsáveis da Greenpeace África citado pelo comunicado, advertiu que « se o Governo não assumir as suas responsabilidades para uma gestão sustentável destes recursos, vamos caminhar diretamente para o seu desabamento » .

-0- PANA SIL/JSG/FK/IZ 23set2011