Agência Panafricana de Notícias

Greenpeace-África denuncia acordos de pesca entre UE e África

Joanesburgo, África do Sul (PANA) - A Greeenpeace-África defendeu uma parceria mais equitativa e mais sustentável em matéria de pesca para proteger os meios de subsistência das comunidades de pescadores residentes na África Ocidental, soube a PANA este fim de semana de fonte oficial.

Este apelo da Greenpeace surge numa altura em que os ministros das Pescas do mundo inteiro estão reunidos em Bruxelas, na Bélgica, para discutir sobre o futuro dos acordos entre a União Europeia (UE) e os países estrangeiros.

Cerca de um quarto das capturas da frota de pesca europeia provém de águas não europeias, nomeadamente das águas da África Ocidental.

Este número deverá aumentar na medida em que os stocks de peixe europeus estão em baixa devido à sobreexploração dos fundos de pesca, indica a Greenpeace-África num comunicado.

Desde abril último, pescadores africanos originários do Senegal, da Mauritânia e de Cabo Verde efetuam um périplo europeu para denunciar os efeitos das atividades de pesca da UE sobre os meios de subsistência, no quadro do projeto das vozes africanas iniciado pela Greenpeace.

Durante abril passado, os pescadores selecionados tiveram a oportunidade de exprimir a sua frustração e propor soluções na Bélgica, na Alemanha, nos Países Baixos, no Luxemburgo, em França, na Áustria e na Espanha.

-0- PANA PR/VAO/AKA/AAS/SOC/FK/IZ 15maio2011