Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha pensa empreender ação militar contra Estado Islâmico na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prevê a possibilidade de uma ação militar contra Daech (Estado Islâmico) na Líbia, frisando ser o seu dever agir contra terroristas onde quer que estejam quando constituem uma ameaça para os Britânicos.

David Cameron declarou igualmente estar pronto, no quadro da luta contra o extremismo e o terrorismo, para tomar medidas militares a fim de neutralizar qualquer ameaça contra a vida dos Britânicos "quer seja na Síria, no Iraque ou na Líbia ou em qualquer outro lugar que seja", relata o jornal britânico Telegraph.

"Isto é o meu trabalho e é meu papel enquanto primeiro-ministro", indicou Cameron num discurso sobre o extremismo, sublinhando que "se há uma ameaça específica que se pode parar, deve-se agir para o parar onde quer que se encontre, como o permite igualmente o direito internacional".

Para o primeiro-ministro britânico, a derrota da organização Daech na Síria e no Iraque é essencial para vencer o terrorismo e, para o feito, "serão precisas operações no solo, mas não britânico, mas sírio e iraquiano".

O recente ataque terrorista de Sousse, na Tunísia, durante o qual 30 Britânicos morreram, foi cometido por um membro da organização Daech formado na Líbia.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 21julho2015