Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha determinada a apoiar Tunísia para vencer terrorismo, segundo seu embaixador

Túnis, Tunísia (PANA) – A Grã-Bretanha está fortemente determinada em trabalhar com a Tunísia para vencer os terroristas, declarou terça-feira o embaixador britânico em Túnis, Hamish Cowell.

"Temos uma determinação muito forte de trabalhar com a Tunísia para vencer os terroristas", indicou o diplomata, revelando que existe "uma grande mobilização em Londres e em várias outras zonas para ajudar a Tunísia no domínio da segurança e também económico".

Por outro lado, disse, o seu país vai rever "o mais cedo possível” as recomendações dadas aos seus cidadãos de deixar a Tunísia e viajar para este país apenas em “caso de necessidade imperiosa”, após o atentado terrorista em que morreram 30 turistas seus na estação balnear de Sousse, a 26 de junho último,

"Por isso, nós trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades tunisinas para a instalação das medidas de segurança necessárias », declarou numa entrevista à rádio privada Shems FM, lembrando os “grandes esforços” já envidados pela Tunísia neste sentido.

Na sequência do atentado de Sousse, o Governo tunisino mobilizou quase mil e 400 agentes de segurança suplementares armados para garantir a segurança dos hotéis e das zonas turísticas.
“As autoridades tunisinas já fizeram muito em termos de presença física », congratulou-se.

Segundo o diplomata, as medidas de segurança projetadas envolvem as zonas turísticas, mas também o controlo das fronteiras com a Líbia.

“Estamos prontos com os nossos parceiros internacionais, nomeadamente no seio da União Europeia (UE), para apoiar a Tunísia neste período difícil”, disse ainda o diplomata britânico garantindo que “ Londres vai redobrar de esforços nos próximos dias e nas próximas semanas”.

Segundo a imprensa, uma reunião de peritos tunisinos e países do G7 está prevista para esta semana em Túnis para refletir sobre as medidas a tomar para o efeito.

Cowelle disse haver uma « muito boa cooperação com o Ministério tunisino do Interior e os parceiros internacionais » neste plano, bem como entre os inquiridores britânicos enviados para a Tunísia e os seus colegas tunisinos. “As investigações estão a avançar muito bem", notou.

-0- PANA BB/TBM/FK 14julho2015