Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha defende estratégia de luta contra Daech na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O secretário britânico para os Negócios Estrangeiros, Philip Hammond, afirmou que a Daech (Estado Islâmico) controla uma parte da costa líbia, o que constitui uma ameaça direta à segurança da Europa, defendendo uma estratégia para conter esta organização terrorista.

Numa entrevista à cadeia « Sky News », publicada esta quarta-feira pelos jornais líbios, Hammond sublinhou a necessidade duma estratégia de luta contra a Daech na Líbia quer um Governo de União Nacional seja ou não formado, indicando que tal medida permitirá investigar e compreender a composição e as ideologias dos grupos armados na Líbia.

Ao abordar o levantamento do embargo de armas para o Exército líbio, Hammond declarou que após a formação dum Governo de Unidade Nacional a primeira coisa será facilitar o levantamento do embargo de armas, sublinhando que o envio de mais armas numa situação instável vai complicar cada vez mais a situação.

O chefe da diplomacia britânica indicou que a Grã-Bretanha apoia a formação dum Governo de Unidade Nacional, afirmando que o seu país deseja que ele seja formado dentro de duas semanas.

Ele assinalou que o seu país está ao corrente dum grande trabalho nos corredores para exortar a Câmara dos Representantes (Parlamento) e o Congresso Nacional Geral (CNG) a progredir na formação dum Governo de Unidade Nacional.

-0- PANA BY/BEH/FK/TON 4 nov 2015