Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha considera legítimo Governo de União na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Philip Hammond, declarou domingo que o Governo de União Nacional na Líbia era o “único legítimo” com a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, reiterando a vontade do seu país e da comunidade internacional de ajudá-lo.

Numa declaração à imprensa depois duma conversa telefónica com o presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, Hammond "confirmou ao primeiro-ministro Fayez al-Sarraj o apoio do Governo do Reino Unido".

Ele sublinhou que o Governo deve estender o seu controlo às forças de segurança e às instituições financeiras na Líbia para ser capaz de trazer a paz e a estabilidade que merece o povo líbio.

O chefe da diplomacia britânica defendeu que o Governo deve tome as suas funções em Tripoli "logo que possível quando a situação de segurança o permitir", acrescentando que a Líbia está confrontada com uma série de desafios difíceis, incluindo a batalha com a organização terrorista Daech (Estado Islâmico) e o tráfico de pessoas.

O presidente do Conselho Presidencial do Governo de Reconciliação Nacional, Fayez al-Sarraj, recebe um convite oficial para visitar o Reino Unido, que lhe foi endereçado pelo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Phillip Hammond, durante uma conversa telefónica sábado.

-0- PANA BY/TBM/MAR/TON 21março2016