Agência Panafricana de Notícias

Governos do mundo chamados a tudo fazer para prevenir falecimentos durante gravidez e parto

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – Delegados ao 29º Congresso Trienal da Confederação Internacional das Parteiras (ICM) convidaram segunda-feira em Durban (África do Sul) os Governos do mundo inteiro a tomarem medidas necessárias para prevenir os falecimentos durante a gravidez e o parto.

O apelo consta de um relatório mundial sobre a situação da prática da parteira no mundo lançado segunda-feira nessa cidade sul-africana no termo do encontro iniciado sabado último.

Elaborado com a parceria de 26 agências nacionais sob a direção do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e apresentado pelo diretor executivo do FNUAP, Babatunde Osotimehin, e pela presidente do ICM, Bridget Lynch, o relatório preconiza uma melhor formação das parteiras.

Na abertura sábado último deste encontro, ocorrido pela primeira vez em África e que reuniu representantes de 11 países, a presidente da ICM, Bridget Lynch, disse que o seu objetivo é permitir às parteiras disutirem sobre a globalização, o reforço do seu papel, a sua profissão, a cultura, a tradição e a sociedade.

O congresso decorreu na presença de várias personalidades, incluindo a vice-ministre sul-africana da Saúde, Gwendoline Ramokgopa, e a primeira dama do Quénia, Lucy Kibaki.

-0- PANA CU/SEG/FJG/AAS/IBA/CJB/DD 20junho2011