Agência Panafricana de Notícias

Governo zambiano chamado a libertar dois jornalistas detidos sem fundamento

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) apelou às autoridades zambianas para libertarem dois jornalistas detidos sem fundamento deste terça-feira de manhã.

Trata-se de Clayson Hamasaka e de Thomas Zgambo, capturados pela Polícia nas primeiras horas de terça-feira, durante uma busca nas suas residências devido a suspeitas de esconder estupefacientes e material sedicioso, refere-se o CPJ num comunicado divulgado esta quarta-feira.

Os dois jornalistas foram acusados de ter divulgado artigos para o Zambian Watchdog, um site internet vítima de perseguição contínua do Governo zambiano, refere a Organização Não Governamental (ONG) internacional de defesa dos jornalistas na sua nota.

Citando o editor deste site, Lloyd Himaambo, a ONG indicou que os dois jornalistas estão detidos num Comissariado de Polícia e que foram interrogados separadamente.

Associando-se ao apelo do CPJ, o líder da oposição e responsável do Movimento para a Democracia Multipartidária (MMD), Nevers Mumba, exigiu esta quarta-feira a libertação imediata destes dois indivíduos por ainda não ser foram inculpados formalmente.

O Instituto da Imprensa da África Austral (MISA) exortou igualmente o Governo zambiano a libertá-los.

-0- PANA MM/SEG/AKA/AAS/FK/DD 10julho2013