Agência Panafricana de Notícias

Governo valoriza profissão de docente no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo implementa uma política que valorizar a profissão de docente no Congo, anunciou esta segunda-feira a rádio pública congolesa.

O anúncio foi feito sabádo último pelo ministro congolês do Ensino Superior, Bruno Jean Richard Itoua, em Brazzaville durante o Dia Mundial dos Docentes, celebrado a 5 de outubro de cada ano.

"As políticas que nos conduzem a promover a construção das infraestruturas e dos seus equipamentos permitiram uma melhoria qualitativa das condições laborais tanto dos professores como dos estudantes. É óbvio constatar-se que os efeitos esperados destas políticas foram totalmente marcados pela má qualidade e pelo défice importante de professores", lamentou o governante.

A seu ver, para se alcançar a norma de enquadramento de 49 alunos por turma, com base em elementos da estratégia setorial da educação até 2025, será preciso formar e recrutar pelo menos 20 mil docentes, no subsetor do ensino primário e secundário e um milhar de outros a nível do ensino superior.

O governante congolês afirmou que o setor do ensino técnico, profissional e formação qualificante regista também uma falha institucional relativa à formação dos docentes, sendo assim marcado por um défice considerável dos mesmos.

-0- PANA MB/TBM/FK/DD 8out2018