Agência Panafricana de Notícias

Governo togolês promete assistir vítimas do incêndio do mercado de Lomé

Lomé, Togo (PANA) – O Governo togolês anunciou um inquérito para determinar as origens dos incêndios que destruíram, sábado, o maior mercado da capital, Lomé, e prometeu tomar as “disposições apropriadas” para “garantir a segurança dos bens e das pessoas, bem como a promoção das infraestruturas socioeconómicas do país”.

Um incêndio, cuja causa ainda não é conhecida, destruiu muito cedo sábado de manhã o maior mercado situado no centro do bairro comercial de Lomé, provocando elevados danos materiais e a perda de somas avultadas de dinheiro que as chamas não pouparam.

Foi necessário a intervenção de bombeiros do vizinho Gana, material e técnicamente melhor equipados, para ajudar os seus colegas togoleses a controlar o incêndio que destruiu quase tudo na sua passagem.

Num comunicado divulgado sábado, o Governo exprime « a sua compaixão às inocentes vítimas » deste incêndio e promete tomar « medidas adequadas para acompanhar as populações afetadas na retomada das suas atividades ».

Quinta-feira última, foi a vez do mercado de Kara, segunda cidade situada a cerca de 350 quilómetros a norte de Lomé, também vítima de um incêndio similar que causou elevados danos materiais sem no entanto provocar perdas de vidas humanas.

-0- PANA FAA/SSB/FK/IZ 13jan2013