Agência Panafricana de Notícias

Governo tanzaniano ordena jornal a se desculpar por informações falsas sobre Ébola

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - As autoridades tanzanianas ordenaram um jornal em língua kiswahili a apresentar desculpas pela divulgação de informações falsas sobre a epidemia do vírus do Ébola neste país da África Oriental.

O diretor dos Serviços Secretos da Tanzânia, Assah Mwambene, declarou à imprensa em Dar-es-Salaam que o jornal publicou terça-feira informações falsas ilustradas por uma fotomontagem.

« O jornal publicou este artigo falso sob o título «Ebola Yatua », que significa « Ébola Chega » em kiswahili, e a foto que ilustrava o artigo não descrevia a realidade. Pedi aos responsáveis deste jornal para apresentar desculpas antes de 18 de agosto corrente, sob pena de incorrer em sanções”, indicou Mwambene.

« Se o jornal não retirar este artigo, ele incorre numa suspensão de duração indeterminada ou uma proibição de difusão de três meses », advertiu.

« Segundo o Ministério da Saúde e Ação Social, nenhum caso de Ébola foi registado na Tanzânia. No entanto, é evidente que este artigo semeou a confusão entre os leitores », acrescentou.

O proprietário e diretor do jornal reconheceu a responsabilidade do seu jornal e prometeu que ele apresentará desculpas antes da data limite fixada pelo diretor dos Serviços Secretos.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/FK/TON 16agosto2014