Agência Panafricana de Notícias

Governo suspende aulas no Gabão

Libreville, Gabão - (PANA) - O Governo gabonês decidiu esta sexta-feira encerrar os liceus e colégios do setor público em todo país até nova ordem para evitar distúrbios na sequência das greves desde o arranque do ano letivo e de manifestações de alunos.

O Ministério da Educação Nacional do Gabão anunciou, num comunicado, a suspensão das aulas nos estabelecimentos letivos públicos do ensino secundário depois duma greve dos professores e duma manifestação dos alunos que continuava sexta-feira de manhã a perturbar o trânsito automóvel em Libreville, a capital gabonesa.

Manifestações de alunos continuavam sexta-feira de manhã nas ruas de Libreville onde a Polícia, ajudada por helicópteros, foi fortemente desdobrada nas principais artérias da capital para tentar circunscrever eventuais distúrbios.

"Os pais dos alunos são exortados a manter os seus filhos em casa a partir de sexta-feira, 15 de novembro de 2013, para preservar a ordem pública até nova ordem", sublinha o comunicado.

Quinta-feira à tarde, a Polícia dispersou com granadas lacrimogéneas nas ruas da capital, Libreville, o movimento de protesto desencadeado pelos alunos.

Os professores do ensino secundário estão em greve há várias semanas e reclamam pelo pagamento dos salários e dos subsídios em atraso há vários meses, apesar do pagamento de ordens de saque dos professores e dos subsídios de exames em 70 porcento, segundo o Ministério da Educação Nacional.

-0- PANA LAW/TBM/MAR/TON 15novembro2013