Agência Panafricana de Notícias

Governo sul-africano informa sobre saída de Grã-Bretanha da União Europeia

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Governo sul-africano informará a população sobre a evolução da situação ligada ao referendo sobre o British Exit (Brexit), ou saída da Grã- Bretanha da União Europeia (UE), anunciou sexta-feira o Presidente sul-africano, Jacob Zuma.

A África do Sul manterá sólidas relações comerciais e financeiras com a Grã-Bretanha e a UE, de acordo com Zuma que reagia ao referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia.

Os resultados finais dão cerca de 52 porcento dos sufrágios britânicos expressos a favor da retirada da organização comunitária.

« O processo levará dois anos para que as mudanças institucionais devidas a esta votação sejam tidas em conta e estamos determinados a conservar as sólidas relações comerciais e financeiras, quer com a Grã-Bretanha quer com a União Europeia", indica Zuma num comunicado.

Acrescentou que o Tesouro Nacional e o Banco Central da África do Sul estão em discussão com instituições financeiras sobre eventuais consequências desta reviravolta britânica na economia local.

« Os nossos bancos e instituições financeiras estão bem preparados para resistir aos choques financeiros do sistema, como já o mostraram os episódios anteriores, entre os quais a crise financeira mundial de 2008-2009. Estamos contudo otimistas que o nosso sistema financeiro, nomeadamente, os nossos bancos e o quadro de regulação, será resiliente e viável », afirmou.

-0- PANA CU/VAO/ASA/BEH/SOC/MAR/DD 25junho2016