Agência Panafricana de Notícias

Governo saúda decurso de eleições legislativas no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – O ministro beninense do Interior, Sacca Lafia, congratulou-se com o "bom desenrolar" das eleições legislativas de domingo, no Benin, para escolher os 83 deputados da nova Assembleia Nacional (Parlamento).

Numa declaração publicada domingo à noite, em Cotonou, o governante confirma que, em todo o território nacional, "as operações de voto foram globalmente bem realizadas, na calma e disciplina”.

A nota a que a PANA teve acesso lembra que estas eleições visam instalar a oitava legislatura da Assembleia Nacional no país.

No entanto, deplorou alguns incidentes registados, nomeadamente no centro da cidade de Parakou,  e nas localidades de Tchaourou (nordeste), Savè e  Glazoué, Bantè,  Savalou e Manigri (centro), onde “indivíduos incontrolados  atacaram o material de voto,  os equipamentos da Polícia Republicana e os seus homens, bens privados ou jornalistas”.

Outros  tentaram fechar a estrada para perturbar ou bloquear a circulação, notou o governante beninense.

No total, vários agentes da Polícia Republicana ficam feridos por armas de fabrico artesanal, nomeadamente em Savé, e uma equipa da imprensa foi fisicamente agredida, em Tchaorou, segundo o responsável beninense,  regozijando-se, contudo, com o facto da ausência de qualquer perda de vida humana.

Para o governante beninense, diversas ameaças proferidas via redes sociais, nomeadamente, contra cidadãos que iam às urnas,  "tiveram visivelmente o efeito de dissuadir  alguns eleitores de ir cumprir o seu dever cívico”.

Ele saudou o profissionalismo das forças de defesa e segurança que velaram escrupulosamente pela manutenção da ordem e pela proteção dos cidadãos, e que garantiram a segurança de todos que foram votar, apesar dos incidentes ocorridos e de provocação manifesta.

Apesar dos incidentes registados por  zonas, a realização destas eleições "prova que o processo democrático continua inexoravelmente no nosso país para manter a sua marcha determinada e legítima para o desenvolvimento”, sublinhou Lafi.

Tranquilizou  a opinião pública que “os autores e patrocinadores destes atos de  vandalismo, de violência  e de barbárie  identificados  serão julgados e sancionados com rigor,  em conformidade com as leis da República”.

Quase cinco milhões, 37 mil 785 eleições eram esperados domingo nas assembleias de voto para eleger os 83 deputados da oitava legislatura do Parlamento beninense.

Apenas a União Progressista (UP) e o Bloco Republicano (BR), todos da maioria presidencial, foram declarados aptos a participar no escrutínio. A oposição que foi descartada da competição apelou aos seus militantes para o  boicote.

O orçamento geral destas consultas está avaliado em cinco biliões, 500 milhões de francos CFA (um dólar americano equivale a 580 francos CFA).

-0- PANA IT/JSG/FK/IZ 29abril2019