Agência Panafricana de Notícias

Governo são-tomense pede contra-analise aos testes positivos de Covid-19 do Gabão

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo são-tomense pediu contra-análise ao grupo de testes que deram positivo, no Gabão, ao Covid-19, no âmbito da estratégia de segurança do sistema sanitário nacional, anunciou esta quarta-feira o ministro da Saúde, Edgar Neves.

"Vamos fazer novos testes para que possamos ter resultados fiáveis das pessoas, só o pesssoal de saúde saberá as pessoas a serem rastreadas”, afirmou Edgar Neves.

O governante disse que se vai também pedir a reanálise dos quatro testes positivos realizados pelo laboratório de Franceville, no Gabão, por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A decisão do Governo vem em cumprimento de uma plano protocolar de segurança do sistema sanitário e "em consequência dos ataques da sociedade” que acusa as autoridades, nas redes sociais, de ter declarado a existência da infeção "para receber doações internacionais".

Os quatro casos positivos de Covid-19 testados, no Gabão, são amostras de passageiros que estavam em quarentena sob vigilância sanitária e domiciliária.

Em São Tome e Príncipe, ainda não há registo de mortes pelo Covid-19.

-0- PANA RMG/IZ 08abril2020